Páginas

3 de set de 2013

Microsoft compra por US$ 7,18 bi unidade de smartphones da Nokia

Venda inclui a totalidade das patentes.
O CEO da Nokia, Stephen Elot (à esquerda), cumprimenta o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, durante o anúncio da aquisição da companhia. (Foto: Luke Macgregor / Reuters)
O CEO da Nokia, Stephen Elot (à esquerda), cumprimenta o CEO da Microsoft, Steve Ballmer, durante o anúncio da aquisição da companhia. (Foto: Luke Macgregor / Reuters)

Nokia se concentrará agora em serviços e redes.

A finlandesa Nokia venderá suas operações com celulares e smartphones ao grupo americano Microsoft por US$ 7,183 bilhões de dólares (5,440 bilhões de euros), anunciou a empresa finlandesa.

A operação ocorre dois anos depois que a empresa decidiu usar o sistema operacional Windows Phone, da própria Microsoft, em seus principais aparelhos em uma tentativa de recuperar o número de vendas, o que não aconteceu.

A Nokia já foi a principal fabricante de celulares e de smartphones no mundo, mas perdeu espaço para concorrentes como Apple e Samsung, que têm dispositivos muito mais modernos e que caíram no gosto do consumidor rapidamente.

A tentativa de usar o sistema Windows Phone seria para modernizar os aparelhos. Com a linha Lumia, que usa este sistema, a Nokia e a Microsoft não alcançaram o número de vendas desejado.

A venda, "em dinheiro", incluirá a totalidade das patentes no setor, que se concentrará agora em serviços e redes, "o melhor caminho para se avançar, tanto para a Nokia como para seus acionistas", segundo o presidente do grupo, Risto Siilasmaa.

 A venda da divisão de celulares da Nokia para a Microsoft deve ser concluída no primeiro trimestre de 2014 e está sujeita à aprovação por acionistas da Nokia e autoridades. Cerca de 32 mil funcionários da Nokia esperam ser transferidos para a Microsoft, incluindo 4,7 mil que trabalham na Finlândia.

Fonte:  Do G1

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário