Páginas

4 de jun de 2011

Culto a Santa Muerte cresce no México


O rosto é de uma caveira, a altura de uma pessoa, adornada elegantemente, a imagem mostra sua foice, mantendo o mundo na palma da mão esquerda, oas pés maçãs vermelhas, água, pão, incenso e até cigarros. La Santíssima Muerte, Doña Sebastiana, Niña Blanca ou Santa Morte é reverenciada por traficantes e criminosos, seu culto vem crescendo com força nas regiões violentas da Cidade do México.

Santa Muerte é venerada por pessoas de diferentes origens, seu culto iniciou-se em 1965. A parcela da população mais focada são os jovens, David Romo é a figura mais popular do culto de Santa Muerte, ele é arcebispo da Iglesia Católica Apostólica Tradicional México-USA,entidade não vinculada a igreja Romana, professa a adoração em seu santuário na capital mexicana. Por lá são vendidos itens como cartas, medalhas e velas.

Aqueles que a procuram vão em busca de recuperação da saúde, itens roubados ou entes familiares sequestrados. David é a favor do uso de camisinha e abriu as portas de sua igreja para homossexuais e travestis.

Embora a Igreja Católica tenha atacado o culto a Santa Morte acusando-o de ritual pagão, que vai contra a crença em Cristo, muitas pessoas insistem em orar para esta figura, acreditando em seus milagres, possui cerca de 2 milhões de seguidores.

Seu manto, muitas vezes branco, é coberto da cabeça aos pés; representa como escondemos a nossa aparência dos outros, assim como o tecido que cobre o esqueleto que revela que tentamos todo o meio de disfarce.

A foice representa sua "implacável justiça", nos faz lembrar que o ciclo iniciado no dia do nosso nascimento vai se cumprir, tudo cai sobre a foice da morte, seu tamanho longo, diz-nos que nocaminho da morte não há distinção, é um signo de equidade e harmonia.

O significado do mundo em sua mão é muito claro, a senhora "não tem fronteiras", está em toda parte e não faz distinção entre os diversos homens que habitam a terra, porque "tudo isso lhe pertence".

A ampulheta representa a medida da sua vida na terra, o gesto de virar para começar de novo representa que a morte é apenas uma mudança, algo semelhante a parar o relógio e ligar novamente.



Difusão pelo mundo

Já são comercializados artigos, esteticamente bonitos em homenagem a essa entidade; são tênis (Nike Dunk High) e camisetas com estampas que  objetivam passar beleza , com caveirinhas, cores vivas e arrojadas, como por exemplo nesse site http://www.camiseteria.com/design.aspx?did=25891.


Catholic.Net, Udlondres.Com, Cevaadoradores.Com|Pátio Gospel Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário